Casa ou apartamento: qual você prefere?

Foto: Pinterest

O primeiro imóvel é um marco na vida de qualquer pessoa. No entanto, essa aquisição requer muito planejamento e organização.

Escolher o primeiro imóvel é uma tarefa desafiadora, a começar pela definição do tipo do imóvel: casa ou apartamento? Sem dúvida, o passo mais importante é optar por aquele que melhor se encaixe no seu perfil!

Para facilitar nessa escolha, apresentamos no post de hoje alguns pontos positivos e negativos de casa e apartamento. Confira!

Vantagens de morar em casa:

Mais liberdade e privacidade

Em casa você usufrui de uma certa privacidade que não é tão possível em um apartamento, como compartilhar o espaço somente com membros da família e conhecidos, liberdade de ter animais de estimação, escutar música até tarde, enfim, está livre de algumas regras. Além disso, você dificilmente será incomodado com o barulho dos vizinhos e também não precisará dividir a área de lazer, como churrasqueira, piscina, academia, entre outros.  

Sem taxa de condomínio

Outra vantagem de morar, especialmente em casa de rua, é não ter que arcar financeiramente com condomínio.  O condomínio é uma taxa que você deve pagar mensalmente, ou seja, se optar por uma casa você pagará apenas o imposto.   

Desvantagens de morar em casa:

Segurança por sua conta

Em casas, geralmente, a segurança fica por conta própria, dependendo da estrutura de cada imóvel, é claro! Além de não contar com portaria, as casas dificilmente são vigiadas por vizinhos quando o morador está fora. Neste caso, para ter mais segurança, é necessário instalar alarmes e cercas, além de ter um portão reforçado.

Maior manutenção

As casas requerem maior manutenção, pois não contam com a ajuda de profissionais e equipes de limpeza que cuidariam das áreas comuns de um condomínio, por exemplo. Além disso, você será o único responsável pela manutenção da casa e não contará com a ajuda coletiva para isso. Ao passar dos anos, esse custo pode ficar elevado com os desgastes da casa.

Vantagens de morar em apartamento:

Segurança coletiva

Um dos maiores benefícios de morar em apartamento é a segurança. Além da portaria e as câmeras, morar em um condomínio significa sempre ter alguém por perto. Se você optar ainda por um apartamento em um andar alto, a chance de assalto pode diminuir significativamente.

Reparos e facilidades

Apesar de ter que se comprometer com o condomínio mensalmente, você não precisará se preocupar com reformas no espaço coletivo, como nas fachadas, salão de festas, piscina. Além disso, você poderá contar com uma equipe de profissionais especializados, zelador para fazer pequenos reparos, manobristas e equipes de limpeza.

Convivência e sociabilidade  

Para quem aprecia uma boa conversa e fazer amizade com vizinhos, o apartamento é uma ótima escolha. Morar em casa torna a convivência com outras pessoas mais difícil. Para quem tem filhos e o condomínio dispõe de playground e brinquedoteca, é uma boa opção para sociabilizar as crianças.

Desvantagens de morar em apartamento:

Falta de liberdade

A maior desvantagem de morar em apartamento é, sem dúvida, a falta de privacidade e liberdade para fazer o que bem entender. Nas cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, os condomínios vêm conquistando cada vez mais espaço. Apesar das inúmeras facilidades que descrevemos acima, morar em um condomínio exige mais tolerância para conviver bem com pessoas diferentes. Será necessário respeitar regras coletivas, que prezam pela harmonia de todos. Além disso, morar em apartamento significa, muitas vezes, que terá de lidar com barulhos e perturbações dos vizinhos de vez em quando.

Bem, a escolha do tipo de imóvel ideal depende das suas necessidades, investimento e planos futuros. Esperamos ter ajudado nessa tarefa! Aproveite e confira as opções de imóveis em nosso site!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s