Casas de luxo: como decorar todos os ambientes com requinte

Foto: Casa Claudia / Projeto das arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske 

Decorar uma casa ou apartamento de luxo pode ser desafiador para quem não imagina quais elementos considerar na hora de agregar beleza e estética ao lar.

Ao adquirir um imóvel novo, é válido pensar primeiro no uso que você fará de todos os ambientes. O imóvel será sua nova residência ou será usado só em época de temporada ou nas férias? Depois dessa avaliação, pense no estilo que você gosta em termos de cores, texturas e estética em geral. A casa nova deve atender às suas expectativas e gostos e, principalmente, ser aconchegante para você e sua família.

O passo seguinte é investir em elementos que valorizem cada cômodo. Sabemos que as possibilidades de decoração existentes hoje no mercado são infinitas, por isso apresentamos, abaixo, algumas dicas certeiras de como decorar seu imóvel de luxo, destacando os principais ambientes: sala, quarto/suíte, quarto de visitas, cozinha e home office.

Como decorar uma sala com luxo

A sala ou living é um ambiente múltiplo. Este cômodo é usado geralmente para descansar, receber os amigos e, algumas vezes, ver TV, portanto é preciso investir no conforto sem deixar de lado a personalidade dos moradores.

Na sala, vale apostar em tons mais neutros nas paredes para destacar a mobília e os acessórios de decoração. Deixe as cores mais vibrantes para alguns detalhes e não esqueça de harmonizar as peças com o restante da decoração.

Se deseja um estilo sofisticado e que chame a atenção, invista em luminárias e pontos de luz que atenuem algum detalhe da sala. Peças douradas, de cobre, vidro ou espelhadas contribuem também para promover requinte ao cômodo.

Sobre os móveis, lance mão de peças assinadas, com um design diferenciado. Poltronas de couro, por exemplo, dá um toque mais vintage à sala. Mas se quer algo mais moderno, invista em poltronas de formato e material não-convencional com estilo mais urbano e industrial.

Quadros e tapetes também são essenciais, porque preenchem a sala de elegância e requinte, sem contar que dialogam bem com a personalidade do morador. Escolha obras de seus artistas favoritos ou com cores que você gosta e deixe o ambiente com o seu estilo.

Lembre-se que a decoração da sala pode também ter sintonia com o décor da varanda gourmet, que em algumas plantas de apartamento são integradas e servem de apoio à sala.

Como ter uma cozinha de chef

Atualmente a cozinha é considerada o coração da casa, pois é um lugar que reúne as pessoas, quase como a sala. Independentemente do tamanho, ela precisa ser prática e funcional em primeiro lugar. Ao mesmo tempo, a cozinha precisa ser um lugar agradável para quem gosta de bancar o chef em casa.  

Em algumas plantas, a cozinha costuma ser integrado à sala de jantar ou à sala de estar, tornando-se um ambiente mais casual e que pode ser compartilhado por todos.

Se a sua intenção é integrar a cozinha aos demais ambientes sociais, aposte nessa ideia! Além de causar a sensação de mais amplitude com este recurso, a integração de ambientes representa modernidade e sofisticação.

A composição visual precisa estar alinhada com os ambientes integrados, mas deve ter uma personalidade própria. Se você for do tipo discreto, mas não dispensa um ar de requinte, aposte em porcelanato no revestimento da cozinha. Além de conferir um ar clássico, é mais fácil de limpar. Tenha eletrodomésticos na mesma cor e posicione-os de forma prática e equilibrada para aproveitar bem o espaço.

A construção de uma ilha é também uma forma de delimitar o espaço da cozinha e integrá-la à sala de jantar. Além disso, a ilha garante um formato mais dinâmico à cozinha, onde fogão e pia podem ficar centralizados no ambiente, dando mais conforto para quem for utilizá-los sem ficar de costas para as demais pessoas.

Por ter se tornado um ambiente de convívio, a decoração da cozinha pode ir além dos utensílios domésticos e você pode investir também em outros elementos como quadros, vasos, utensílios com cores impactantes ou uma estética mais rústica com móveis de marcenaria que trazem uma atmosfera mais acolhedora.

Como decorar quarto com suíte

O quarto com suíte, seja do casal ou do solteiro, é o lugar de descanso, portanto, deve transmitir tais sensações para o morador. Neste canto, não se recomenda cores muito fortes e vibrantes, para não pesar o ambiente.  Prefira tons mais claros e relaxantes.

A iluminação também é um elemento-chave para o quarto. O ideal é que o ambiente possa ter uma luz que possa ser controlada, como o dimmer. Quando quiser uma iluminação mais cênica, poderá ter luminárias e pendentes criando pontos de luz em alguns cantos, como na cabeceira da cama.

Cortinas também ajudam a controlar a entrada de luz externa. Neste quesito, você pode investir em tecidos de voil lisos ou estampados, com blackout de preferência para bloquear a luz pela manhã, ou buscar cortinas de outros materiais mais encorpados como o linho.

O quarto com suíte é um ambiente muito pessoal, invista também em elementos que tenham o seu estilo

Não esqueça também da disposição dos elementos no closet e no banheiro da suíte. Eles devem dialogar com a decoração do quarto, já que em alguns casos são integrados.

Como decorar os quartos de hóspedes

Para receber um convidado com conforto no quarto de hóspedes, invista no aconchego e na funcionalidade do ambiente. Para ser relaxante, é interessante que o quarto de visitas tenha uma decoração de base mais neutra, mas ainda assim você pode colocar elementos de destaque como quadros, luminárias e outros acessórios que dão personalidade ao cômodo.

Tapetes nos quartos são uma ótima ideia para demarcar espaços dentro do ambiente, como a área da cama e a área de TV, além de aquecerem e trazerem mais aconchego. Outro elemento que também se destaca no quarto é a cabeceira da cama que pode ser de madeira, tecido ou ainda ser definida por uma pintura diferente na parede.

Invista no enxoval da cama, lençóis e colchas que trazem conforto. As cortinas também são indispensáveis.  Outro ponto importante é a iluminação. Perto da cama, ela pode ganhar um toque especial com a instalação de um lustre, pendente ou uma luminária de teto mais sofisticada, sendo um ponto de destaque na decoração do quarto de hóspedes.

Como decorar um home office produtivo

Com a pandemia do novo coronavírus, o trabalho remoto ou o home office se tornou essencial e tudo aponta que ele veio para ficar!

Ter em casa um ambiente adequado e produtivo para a realização das atividades é essencial. Para ter um home office funcional, invista na iluminação. A luz é um elemento fundamental nesse ambiente, ainda mais quando se usa muito o computador. Busque um espaço com janelas e invista em cortinas que amenizem a entrada de luz em dias quentes e ensolarados, mas não deixem o ambiente escuro.

Outra dica é buscar acabamento com materiais que dão frescor ao ambiente, como porcelanato no chão e parede e madeira na mobília. Quando o clima esfriar, invista em um tapete. Poltronas confortáveis ou um sofá também são bem-vindos para uma pausa no trabalho ou, até mesmo, para receber um cliente.

Se tiver espaço no home office, invista ainda em um canto do café, com móveis funcionais e utensílios posicionados de forma equilibrada no ambiente. Caso você realize muitas reuniões online, pense também no background da sua mesa de trabalho. Vale apostar em quadros ou uma estante de livros ao fundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s