Madeira e concreto aparente: dupla perfeita!

A combinação desses dois elementos é ideal para quem aprecia a arquitetura contemporânea

Composta por concreto armado, a fachada da Casa do Bomba possui amplas aberturas que permitem uma bela vista para o Vale do Capão, na Bahia. Foto: Leonardo Finotti. Projeto: Sotero Arquitetos (Crédito: Galeria da Arquitetura)

A dupla madeira e concreto aparente tem conquistado espaço nos projetos de arquitetura que prezam pelo estilo contemporâneo. E vai muito além das fachadas! O contraste entre eles faz com que estejam nos topos dos revestimentos preferios nos últimos tempos, especialmente nos projetos de interiores.

Geralmente, a madeira reveste os pisos de áreas quentes, como salas e quartos, deixando o ambiente muito confortável e o concreto reveste o piso de áreas frias como cozinhas e banheiros. Mas esta aplicação deixou de ser regra faz tempo. Hoje, a madeira e o concreto são utilizados em conjunto nas salas e nos quartos. Essa combinação caiu mesmo nas graças dos arquitetos.

A madeira tem ganhado visibilidade, pincipalmente em razão de suas opções sustentáveis, adequadas aos projetos de todos os portes. Lindas e naturais, com cortes diferentes que desafiam a criatividade do arquiteto, as madeiras claras ou escuras, em seu aspecto natural, combinam perfeitamente com o cimento, deixando o ambiente com toque clean e moderno.

Já o cimento faz um contrapeso visual, trazendo um ar mais elegante e despojado para o ambiente. Quando associado à luz certa, o cimento valoriza ainda mais a madeira. Além disso, essa combinação “casa” muito bem com múltiplos estilos e com qualquer cor.

Gostou da tendência de usar madeira com concreto aparente em casa? Inspire-se nessas propostas de projetos que separamos para você!

Nesta suíte máster, teto de concreto ripado, piso de basalto flameado e painel de freijó que, quando fechado, oculta totalmente o banheiro. Foto: Casa Vogue / Fernando Guerra/Divulgação.

Instalada no pitoresco cenário de Turim, na Itália, esta casa resolve-se de modo simples. Com formato em “L” e materiais comuns – concreto, aço corten e madeira – os arquitetos do escritório F.L.Archtetti realizaram um grande feito. Foto: Casa Vogue.

A reforma deste apartamento de 222 m², no bairro de Perdizes, priorizou a integração e o uso de concreto nas estruturas e móveis de madeira. Quem assina o projeto são os profissionais do escritório de arquitetura Kika Camasmie+arq. Foto: Casa Vogue

Casa com arquitetura autêntica que explora a insolação para que todos os ambientes recebam iluminação natural em todos os ambientes. O projeto acompanha a declividade do terreno: de alguns ângulos parece uma casa térrea, mas ela tem dois pavimentos. O projeto tem arquitetura marcante e atemporal, e decoração prática e funcional para o dia a dia da família. Pequenos círculos na laje permitem a entrada de luz natural. Os ambientes de estar em jantar se abrem para o exterior da casa por meio de grandes esquadrias de madeira. Projeto Pitsou Kedem /Foto: Blog Assim Eu Gosto via Contemporist

Fonte: Casa Vogue / Archtrends e Contemporist

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s