Tapetes geométricos são tendência. Saiba como usá-los!

Os tapetes são peças-chave na decoração. Há quem diga que uma casa sem tapete é como um lar sem alma. Tudo isso porque este acessório, sem dúvida, transmite muito aconchego. Versátil e atemporal, o tapete faz a diferença no décor! Por isso, a escolha dele deve ser feita com cuidado, levando em conta as necessidades do ambiente, o conforto e os materiais utilizados na produção da peça.

Embora existam muitos modelos clássicos e atemporais, os padrões geométricos vêm ganhando cada vez mais espaço. Super em alta, os tapetes com estampas geométricas são perfeitos para quem deseja renovar a casa e modernizar os ambientes. As formas geométricas podem ser combinadas entre si e também com outras estampas ou tons neutros. E o melhor: se encaixam em qualquer tamanho de ambiente! Importante saber que, na sala, o tapete deve sempre ficar na mesma linha do sofá ou, pelo menos, de 15cm a 20cm embaixo do mobiliário.

A origem dos tapetes

Os primeiros tapetes surgiram na antiga Pérsia, região formada pelo Irã atualmente. As peças eram confeccionadas para deixar o ambiente mais quente no inverno. Com o tempo, porém, tornou-se um dos mais objetos de decoração mais famosos, especialmente em salas e na entrada de palácios. Justamente por essa origem, os tapetes persas são os mais cobiçados no mundo. Algumas versões são consideradas artigo de luxo, com preços que alcançam milhões. Entretanto, o tapete ganhou novas formas e hoje em dia é produzido com uma ampla linha de materiais.

Qual material escolher para cada ambiente?

Há muitos materiais de tapetes disponíveis no mercado atualmente, por isso este objeto pode ser utilizado, hoje, em qualquer cômodo. Basta conhecer as principais características de cada peça para adequá-la ao uso.

Nos banheiros, por exemplo, os tapetes necessitam ser de materiais resistentes e, de preferência, sintéticos, para evitar o dano causado pela umidade. Ambientes fechados, como quartos e salas de estar, permitem peças elaboradas a partir de tecidos mais finos, que contenham detalhes requintados no acabamento, pois se encontram em locais mais protegidos.

Em ambientes externos, recomenda-se a utilização de tapetes de fibras naturais, como sisal ou tapetes de borracha, próprios para evitar derrapagens e acidentes. Aqueles que são alérgicos devem procurar peças confeccionadas com materiais antialérgicos.

Confira uma lista com os principais materiais e suas características para que você possa escolher o melhor tapete para cada ambiente:

Algodão: É indicado para quartos e salas. É o tecido mais fácil de limpar.

Lã: Não deve ser utilizado em áreas de passagem, pois acumula sujeira facilmente. É um dos materiais mais nobres.

Couro: Ideal para salas de visita por ser um produto resistente e bonito.

Tecidos nobres (Ex: Chenille): Mais indicados para salas de visita, hall de entrada e ambientes que demandem um ar mais sofisticado. O valor um pouco mais alto é compensado pela beleza.

Poliamida: Com textura bem similar ao algodão, absorve pouca umidade, o que o torna ideal para ser utilizado em banheiros.

EVA: Não absorve umidade, por isso é ideal para locais úmidos, como banheiros e áreas de serviço.

Vinil: Também não absorve umidade e é próprio para banheiros.

Borracha: Pode ser usado no box do banheiro por ser antiderrapante.

Silicone: Mais um material ideal para banheiros e outros locais úmidos. É bem maleável.

Fibra natural: Opção ecológica, ideal para ser utilizada em áreas externas.

Juta: Por acumular sujeira, deve ser usado, de preferência, em ambientes fechados, como salas.

Polipropileno: Produtos que apresentam em sua composição um alto percentual deste material têm tendência a amassar facilmente e devem ser utilizados em áreas de pouco tráfego, como quartos.

Poliamida (nylon): Peças onde esta composição predomina são indicadas para áreas de tráfego moderado a intenso.

Fonte: Lu Explica / Magazine Luiza

Inspire-se nessas ideias de salas com tapetes geométricos!

Fotos: Pinterest

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s