Casa do século XIX, em Portugal, preserva a integridade de suas origens e tem rio Douro ao fundo como cenário paradisíaco

Casa Gólgota, do escritório Floret Arquitectura, com fotografia de Ivo Tavares Studio

Uma casa em ruínas no bucólico território “Caminhos do Romântico”, na cidade de Porto, em Portugal, foi recuperada pelo escritório de arquitetura Floret Arquitectura.

Esta bela residência – a Casa Gólgota – é do século XIX e localiza-se no percurso que vai de Gólgota até Massarelos, compreendendo pontos como a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, a Casa da Agustina Bessa-Luís e outras residências burguesas e bairros operários. Uma parte importante destes percursos faz-se por vias que apresentam características marcadamente rurais, com muros altos das antigas quintas e pelas fontes, chafarizes e lavadouros. Todo o conjunto é envolvido por muito verde e, ao fundo, tem o rio Douro.

Os muros de contenção dos patamares e do jardim foram recuperados, preservando as espécies existentes e incorporando outras de acordo com a especificidade do local.

A piscina foi projetada de forma a não alterar o relevo do terreno. O resultado ficou bastante harmonioso, sendo que os novos elementos adicionados são praticamente invisíveis para quem circula pelos “Caminhos do Romântico”.

As intervenções promovidas pelo escritório Floret Arquitectura tiveram como proposta conciliar as necessidades de uma família numerosa com os desafios resultantes da recuperação do património edificado, respeitando a especificidade do lugar e do próprio Plano Diretor Municipal. A solução encontrada – a acoplagem de um corpo construído em madeira e vidro – permitiu ampliar a área habitável do edifício, preservando a integridade da pré-existência e permitindo uma comunicação plena e eficaz com o jardim.

Confira mais fotos desse projeto incrível!

Foto: Ivo Tavares Studio
Foto: Ivo Tavares Studio
Foto: Ivo Tavares Studio
Foto: Ivo Tavares Studio
Foto: Ivo Tavares Studio

Fonte: Archdaily

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s