A técnica francesa ganha destaque nos lares brasileiros. Feitas de diferentes materiais, as molduras conferem mais personalidade e sofisticação às paredes
As boiseries, molduras desenvolvidas entre os séculos 17 e 18 na França, deixaram de lado a função de isolante térmico e se tornaram referência em decoração, trazendo um charme vintage aos ambientes. O objetivo dos artistas da época era adornar, de forma requintada, as paredes da nobreza. O resultado que a técnica das boiseries traz à decoração é, sem dúvida, um espaço sofisticado e repleto de charme!
Independentemente do material escolhido – gesso, madeira ou até mesmo isopor –, a boiserie apresenta o efeito do estilo rebuscado. Dessa forma, ele rouba a cena na decoração, por isso é muito importante definir como será o restante do ambiente para que o cômodo não fique “carregado” visualmente.
Se é fã de um estilo mais rococó, vale escolher uma moldura clássica. Geralmente, as boiseries tradicionais são encontradas com arabescos e bordas cheias de detalhes ou arredondadas. Agora, se você quer investir em um estilo descolado, também é possível apostar nas boiseries! Neste caso, opte pelas molduras de linhas retas, que remetem ao estilo contemporâneo. Para deixar o ambiente mais atual ainda fazendo uso da técnica francesa, prefira cores vibrantes.
No Brasil, as boiseries com tons terrosos fazem mais sucesso. Os rosados também estão em evidência na decoração. Nas regiões Norte e Nordeste, as cores quentes são as preferidas, enquanto no Sul e Sudeste, as frias são maioria.
Separamos alguns ambientes com boisoires, aplicadas de diferentes formas na decoração, para você se inspirar!





Fonte: Casa Vogue / Studio Indesign
Fotos: Pinterest