
Essa linda construção, projetada para um casal com dois filhos, visa o objetivo de atingir o consumo mínimo de energia. Isolada em Sant Pere de Ribes, em Barcelona (Espanha), a casa idealizada pelo estúdio de arquitetura SgArq priorizou a funcionalidade, aliada à economia de energia e ao design contemporâneo.
Todo o telhado da residência é ajardinado e as aberturas do pavimento térro são protegidas por alpendres ou pérgulas. Estes elementos acabam adquirindo um papel fundamental de destaque na concepção final da casa e os vãos da fachada norte são minimizados para iluminar os espaços de circulação e conseguir uma ventilação cruzada que, no verão, permite controlar o clima da casa.
Enquanto no verão o dimensionamento dos alpendres e pérgula protege a casa do sobreaquecimento, a captação solar com as grandes aberturas na fachada sul permite aquecer a casa no inverno. A cobertura é utilizada para a colocação de painéis solares que permitem o aquecimento da piscina, bem como não necessitam de outros sistemas para a produção de água quente sanitária.
Nesta casa funcional, a relação interior-exterior e a cozinha adquirem uma importância vital. Os clientes imaginavam espaços com alpendres em ambos os pisos que permitem uma fácil transição para o exterior, sendo uma mera extensão do interior. Quartos amplos com banheiros internos no primeiro andar, e uma garagem e um quarto de hóspedes no térreo completam o O programa é simples, um casal com 2 filhos. Na casa, a relação interior-exterior e a cozinha-zona de refeições devem adquirir uma importância vital, onde se separa a sala de estar, que se encontra em divisão separada. Os clientes imaginam espaços com alpendres em ambos os pisos que permitem uma fácil transição para o exterior, sendo uma mera extensão do interior.




Fotos e fonte: SgArq