Varandas gourmet ganham destaque nos projetos de interiores

Por ser um agradável espaço de lazer para a família, o ambiente é cada vez mais desejado

A varanda gourmet nunca foi tão apreciada nos projetos de interiores quanto agora. Um levantamento realizado pela incorporadora Tegra em algumas cidades apontou que 60% das pessoas modificaram suas casas durante a quarentena. As pessoas passaram a dar mais valor para alguns ambientes e perceberam também o quanto é agradável ficar em casa. 

Além do home office, que virou tendência, a varanda gourmet passou a ser mais valorizada. Normalmente, este espaço era mais usado quando os moradores recebiam visitas, mas hoje passou a ser um espaço para descompressão.

Investir em ambientes que proporcionem momentos de lazer, como a varanda gourmet, é uma tendência que veio para ficar! E quanto maior for esta área, mais possiblidades há para inovar na decoração. 

Caso a varanda gourmet fique dentro de um condomínio que não imponha limitações quanto à sua estrutura, dá para ousar em revestimentos, acabamentos e diferentes soluções.  

Confira, a seguir, quatro varandas de variados tamanhos e estilos, com boas sacadas para se inspirar.

Aproveitamento de espaço na varanda

Foto: Denilson Machado-MCA Estúdio / Projeto: Hobjeto Arquitetura 

As arquitetas da Hobjeto Arquitetura tiveram uma ótima ideia nesta varanda gourmet de uma casa, ao aproveitar a extensão do muro já existente no espaço para criar uma ampla bancada, produzida com a superfície Dekton, da Cosentino, e pia esculpida com forno de pizza, churrasqueira, chapeira, beer center e máquina de gelo. 

É interessante observar a volumetria das peças neste ambiente. A coifa, por exemplo, ganhou destaque no projeto, com o revestimento da mesma pedra da bancada. Já os armários abaixo da bancada foram revestidos em marcenaria ripada, permitindo a circulação de ar para as máquinas de bomba e filtragem da piscina. O estar da varanda gourmet, que encaixa na prainha da piscina, segue a mesma linguagem visual do projeto. Detalhado em madeira maciça ripada, o banco em L, tipo baú, abriga os equipamentos da piscina. A mesa de centro foi produzida em pedra e tem detalhe de balde de gelo, produzido pela máquina na bancada. Da prainha, também se pode assistir à TV. O jardim vertical é um detalhe a mais que faz o pano de fundo perfeito para este projeto exuberante. 

Varanda com adega climatizada

Foto: Márcio Souza / Projeto: Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama

Para o arquiteto Gerson Dutra de Sá, a varanda é o ponto alto deste projeto. “O conceito deste ambiente está mudando. As pessoas não querem mais ficar sentadas à mesa esperando ser servidas. Elas gostam de interagir com quem está preparando a refeição, por isso investimos no balcão alto, onde as visitas podem se encostar para conversar”, destaca o profissional.  

Um antigo forno de pizza cedeu a vez para uma adega climatizada sob medida, da Lieu Du Vin. “Para os amantes do vinho e da gastronomia, reservar um ambiente especial da casa para desfrutar deste prazer, é um privilégio”, comenta Gerson.

A adega climatizada para 100 garrafas de vinho apresenta um estilo arrojado, que transforma este canto em um espaço de contemplação do apartamento. A marcenaria amadeirada que compõe a estrutura da adega aquece o ambiente de cores neutras. 

Varanda com toque de cor

Foto: Mariana Orsi / Projeto: Mandril Arquitetura 

A varanda gourmet planejada pela equipe da Mandril Arquitetura foi idealizada para um jovem solteiro, que desejava receber os amigos com conforto e modernidade em uma área com churrasqueira. 

O ambiente compacto recebeu uma decoração colorida, de atmosfera leve e descontraída, com destaque para o ladrilho hidráulico verde e azul na frente da ilha e no backsplash que fica ao fundo, da Ladrilar. 

A churrasqueira foi revestida em um porcelanato, da Portobello, em tom neutro e discreto, com efeito cimento queimado. As bancadas, por sua vez, foram revestidas com um quartzo cinza. A combinação de revestimentos trouxe harmonia e personalidade de sobra ao ambiente. 

Mix de revestimentos na varanda

 Foto: Fellipe Lima / Projeto: Paola Cury

A dupla madeira e mármore é sucesso garantido na decoração de ambientes. E nesta varanda gourmet, da arquiteta Paola Cury, ela reinou absoluto! 

A combinação do porcelanato hexagonal marmorizado e o vinílico amadeirado no piso trouxe um ar mais moderno à varanda, sem abrir mão da sofisticação. A predominância de cores neutras e clean deixa o ambiente mais iluminado, além de causar sensação de amplitude. 

A decoração desta varanda, com forte influência contemporânea, ganha mais charme ainda com a luminária arrojada de tom acobreado. Seu formato pendente traz mais fluidez ao espaço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s