Como escolher um bairro para morar?

Como escolher um bairro para morar? Qual a melhor região para se mudar ou não? Estas são as dúvidas que ficam na cabeça de quem finalmente tem condições de se mudar, mas não sabe bem para onde. Escolher um local para morar não é algo simples de fazer e exige uma série de cuidados quanto à vizinhança, à infraestrutura e muitos outros fatores.

Muita gente sonha em morar em um determinado local, por ter a impressão de que a região é maravilhosa e que, por si só, já têm todos os requisitos para se viver. Mesmo assim, sem conhecer a área a fundo, deve-se considerar possíveis surpresas, inclusive as desagradáveis. Assim, veja como escolher um bairro para morar e acertar em cheio nessa escolha!   

MOTIVOS DA MUDANÇA

Por que razões você vai se mudar? É por causa da distância do trabalho? Nesta situação, o principal fator a se analisar são as opções de deslocamento oferecidas pelo bairro, tais como metrô, ônibus e principais vias de acesso.

Se for necessário mais de meia hora até chegar ao terminal, talvez seja melhor verificar outros locais, dentro do seu orçamento. Se a questão for segurança, idem, bem como quaisquer outros fatores.

VISITAR O BAIRRO ESPORADICAMENTE 

Quem sonha muito em viver em um determinado bairro, muitas vezes, alimenta uma noção idealizada de como seja a vida naquela comunidade. É sempre recomendável que se faça visitas esporádicas ao bairro, à noite e durante o dia, para verificar a segurança, a movimentação, a infraestrutura do local, e outros fatores que mais tarde podem vir a ser uma dor de cabeça. 

Vai que você opta por morar em um bairro que tenha pouca disponibilidade de linhas de ônibus e de metrô, complicando, assim, seu deslocamento? Ou que seja comum, por exemplo, fluxos de festas e eventos nas ruas à noite, perturbando seu precioso sono?

OBSERVE O CENTRO COMERCIAL

Veja se o bairro, além de seguro e de fácil acesso, possui um comércio razoável. De nada adianta investir em uma casa ou apartamento sem que o centro comercial disponha de bons serviços para atender. Imagine ser obrigado a se locomover de ônibus ou de carro sempre que tiver que fazer uma compra no supermercado? Será que compensa?

INVESTIGUE A QUALIDADE DAS OBRAS NA REGIÃO

Pesquise entre a vizinhança, aqueles que já moram ou que recém compraram um imóvel no bairro, se as obras lançadas ou comercializadas são de boa qualidade e contam com seriedade das corretoras. Claro que, em todo lugar, existem obras muito bem construídas e que oferecem total comodidade e conforto, além de uma infraestrutura completa em grande parte dos condomínios.

Contudo, vai que você se interessa justamente pela unidade de uma empresa que tem pendências na justiça justamente naquela região? Caso haja algum problema com entregas e cumprimento de prazos, certamente alguém na vizinhança já lançará o alerta.

IMÓVEL É INVESTIMENTO: CONSULTE FUTURAS MUDANÇAS NO BAIRRO

Se o seu imóvel estiver localizado em um lugar onde justamente o poder público planeje derrubar para construir vias e outros equipamentos públicos, certamente não será uma boa ideia. Consulte jornais, vizinhança, e até mesmo a regional administrativa para saber estes detalhes.

Invista com sabedoria e desfruta do seu cantinho da maneira como você merece!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s