10 dicas para procurar um imóvel

Se você quer um imóvel para morar ou investir, mas é do tipo que acredita que pode encontrá-lo no jornal ou na internet, sem sair de casa para procurar, está completamente enganado. É preciso sair e procurar pelas melhores oportunidades. Assim, seguem 10 dicas para procurar um imóvel sem arrependimentos!

1 – Escolha Consciente: Imóvel Novo ou Usado

Muita gente prefere imóvel usado, visto que o preço pode ser mais em conta e a disposição dos cômodos, muito maior. Contudo, o cuidado deve ser redobrado quanto a dívidas e possíveis reformas. Se for para procurar um imóvel novo, por sua vez, verifique o histórico da construtora e se há pendências na justiça.

2 – Visite o imóvel em horários alternados

Muitos corretores, às vezes, levam seus clientes para visitar os imóveis à noite, por se tratar de um horário mais tranquilo. Contudo, é importante também visitar em outros horários do dia, pois só assim você saberá se, pela manhã, por exemplo, o local onde o imóvel está localizado é uma área barulhenta e tumultuada, o que talvez possa ser um problema para você.

3 – Filme e fotografe os imóveis para comparar!

Às vezes, são tantos os imóveis visitados que lembrar-se de um por um não é fácil. Fotografá-los e filmá-los, quando possível, pode ser uma maneira de compará-los e verificar qual se encaixa melhor nas proporções e condições desejadas. Verifique também as necessidades de estrutura e reparos que tenham que ser feitas posteriormente à compra.

4 – Avalie rigorosamente o imóvel em sua primeira visita

Verifique a situação das paredes, se há qualquer indício de umidade, rachaduras, se o piso está bom, se está solto, se tem muita sujeira ou não, se bate claridade em todos os cômodos e quais os horários em que o sol penetra o ambiente com maior intensidade. 

5 – Estude a região deste imóvel

Pode ser que o imóvel te agrade à primeira vista, mas se não estiver bem localizado, certamente você vai sofrer com barulhos, riscos de assalto, violência, brigas e até com enchentes, dependendo do lugar. Fique atento!

6 – Especule se os valores dos imóveis na região podem aumentar ou diminuir

Se há promessa de investimentos em infraestrutura na região, certamente os valores imobiliários serão cada vez mais altos. Do contrário, é grande a chance do imóvel ter o valor depreciado com o tempo, e depois, em uma futura revenda, o lucro ser bem pequeno.

7 –  Será que o imóvel ainda será útil nos próximos 5 ou 10 anos?

Não adianta investir em um estúdio, sendo jovem ainda, com a possibilidade de se formar uma família em até cinco anos. Logo, o imóvel comprado será pequeno e não atenderá as necessidades do comprador. Pense em um planejamento de no mínimo 5 anos antes de comprar o imóvel.

8 – Avalie o contrato e verifique a regularidade do imóvel

Cheque se o imóvel está com o IPTU atrasado e se possui dívidas informando seu número de matrícula na subprefeitura ou no site da prefeitura. Confirme também se ele possui o “Habite-se”, documento que atesta que o imóvel foi construído seguindo as exigências estabelecidas pela prefeitura.

9 – Veja o custo da reforma, em caso de imóvel usado

Muitas vezes o imóvel é aparentemente perfeito, contudo, o gasto com reformas farão com que seja gasto duas vezes o valor pago. E assim, não compensa.

10 – Veja o custo dos acabamentos em caso de imóvel na planta

Quem compra imóvel na planta sabe que o mesmo sempre está inacabado. Os acabamentos ficam por conta do proprietário, que muitas vezes já gastou uma pequena fortuna na aquisição do mesmo. Portanto, fique de olho no custo destes acabamentos como piso, porcelanato, forros de gesso e outros.

Comprar um imóvel não é fácil, mas é prazeroso demais, se feito da forma mais adequada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s